quarta-feira, 6 de maio de 2015

Origens - 1.1 - Botafogo de Futebol e Regatas: surge o Club de RegatasBotafogo.



Construído em Portugal por volta de 1534, o galeão São João Batista, mais conhecido pela alcunha de o Botafogo era considerado no século XVI o mais poderoso navio de guerra do mundo.
O Botafogo
Carlos V (Sacro Imperador Romano-Germânico de 1519 a 1556), ao ordenar a conquista de Túnis (atual capital da Tunísia), solicitou apoio naval a Portugal, pedindo especificamente que o Botafogo liderasse o ataque. Foi o esporão do galeão que conseguiu romper as defesas da cidade e que, assim, possibilitou a sua conquista pelos cristãos.

Um dos membros da tripulação do Botafogo, chamado João Pereira de Sousa (um nobre português da cidade de Elvas, no Alto Alentejo), tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do galeão. Mesmo motivo que ele próprio também ganhou o apelido de Botafogo, que foi incluído ao seu nome e ao dos seus descendentes.

João Pereira de Sousa Botafogo veio a se estabelecer no Brasil em 1590, quando comprou de Antônio Francisco Velho, terras junto a uma enseada na baía de Guanabara (que havia recebido de Estácio de Sá - fundador da cidade do Rio de Janeiro), passando essa área a ser reconhecida como Botafogo.

Com a chegada da família real portuguesa em 1808, a região de Botafogo passou de uma zona rural da cidade a um local preferido pelos nobres portugueses para a construção de suas novas residências no Brasil.

Em 1891, um remador brasileiro chamado Luiz Caldas, mais conhecido pela alcunha de Almirante, iniciou sua carreira no Club de Regatas Guanabarense (criado em 1874). Revoltado com o seu clube de origem e afirmando: "Aquilo lá virou um antro de jogatina!", o Almirante se desligou do seu clube original e junto com outros desencantados fundou o Grupo de Regatas Botafogo. O nome foi escolhido em homenagem ao bairro onde se localizava a enseada onde o grupo remava.
Luiz Caldas em 1891
Em 1891 e 1892, estouram as Revoltas da Armada. Reações da marinha brasileira às violações da constituição, cometidas inicialmente pelo primeiro presidente brasileiro - o marechal Deodoro da Fonseca, que ordenara o fechamento do Congresso; e depois pelo seu vice - marechal Floriano Peixoto, que assumira em seu lugar após a sua renúncia mas não convocara novas eleições como determinava a constituição da época.

Entre os líderes dos revoltosos figuravam o almirante Custódio de Melo e o comandante Guilherme Frederico de Lorena, ambos pais respectivamente de João Carlos de Melo (o John) e de Frederico Lorena (o Fritz), que eram sócios do Grupo de Regatas Botafogo. Essa ligação com os revoltosos, colocou o grupo sob suspeita do governo brasileiro. Por conta dessa desconfiança e da perseguição, John e Fritz fugiram do Rio de Janeiro, Luiz Caldas foi preso, e o grupo suspendeu suas atividades.

Pouco tempo depois, Luiz Caldas faleceu (em 25/6/1894) e não viu a fundação pelos demais 40 sócios do antigo grupo, em 01/07/1894, do CLUB DE REGATAS BOTAFOGO.
Quatorze dos 40 fundadores do Club de Regatas Botafogo
Escudo do Club de Regatas Botafogo
O clube se instalou em um casarão localizado na praia de Botafogo, junto ao morro do Pasmado, onde hoje termina a avenida Pasteur. Ali foi a sede do clube até sua demolição em 1907 para a abertura do túnel do Pasmado.
Primeira sede do Club de Regatas Botafogo
Na virada do século XIX para o século XX, o remo era o esporte mais popular da cidade. Os cariocas, para dizerem que fazia um lindo domingo de sol, cunharam uma frase famosa na época: "Hoje está um Domingo de regatas!". Nestes anos surgiram além do Botafogo, outros clubes de remo famosos que existem até hoje (Flamengo e Vasco da Gama).

Em 1899, com uma embarcação lendária chamada Diva - venceu 22 das 22 regatas que disputou, o Botafogo sagrou-se campeão carioca de remo e com isso tornou-se o único clube brasileiro ainda em atividade com títulos em três séculos (XIX, XX e XXI).

Conquistou também o I Campeonato Brasileiro de Remo em 1902, tornando-se o primeiro clube brasileiro a obter uma conquista de alcance nacional em qualquer desporto.

Há uma ligação histórica do Botafogo com um dos seus principais rivais. O Flamengo surgiu (como veremos daqui a algumas postagens...) como uma reação dos rapazes do bairro vizinho a Botafogo. Foi também graças a uma lancha botafoguense que remadores rubro-negros foram salvos de um naufrágio ocorrido com a baleeira Sycra, durante uma travessia de Niterói ao Rio de Janeiro.

E talvez a mais curiosa ligação entre os tradicionais rivais resida na disputa de um jogo de futebol antes mesmo de ambos os clubes disputarem partidas de futebol, o que viria a ocorrer muitas e muitas vezes no futuro.

Antes mesmo do futuro nascimento do Botafogo Football Club em 1904, ou da criação de um departamento de futebol no Clube de Regatas do Flamengo em 1912, os clubes de regatas Botafogo e do Flamengo, disputaram uma partida de futebol no dia 25/10/1903, no campo do Paysandu, que terminou com a vitória dos alvinegros por 5 x 1!!

E por falar em futebol, no ano seguinte surgiria a outra "parte" do que hoje chamamos de Botafogo de Futebol e Regatas...

Um comentário: