quinta-feira, 7 de maio de 2015

Origens - 1.2 - Botafogo de Futebol e Regatas: de Electro à Botafogo Football Club.

Em 1904, Flávio Ramos, então um menino de 15 anos de idade, durante uma cansativa aula de álgebra ministrada pelo general Júlio Noronha no Colégio Alfredo Gomes, encaminhou ao seu colega de turma, Emmanuel Sodré, um bilhete que dizia o seguinte:
"O Ithamar tem um clube de football na rua Martins Ferreira... Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques."
O clube criado por Ithamar Tavares chamava-se Ideal Football Club que não duraria muito tempo, fazendo o próprio Ithamar se juntar ao grupo que em seguida fundaria o novo clube.

O bilhete acabou sendo interceptado pelo professor Júlio Noronha, que advertiu não ser aquele o momento mais apropriado para esse tipo de discussão, mas que apoiava qualquer iniciativa relativa à prática de esportes.


Emmanuel Sodré se entusiasmou com a ideia e logo ao fim da aula, juntamente com Flavio Ramos, foram conversar com os demais jovens, todos com idade entre 14 e 15 anos, e logo os convenceram que esta seria a melhor opção para preencher seus tempos livres no começo do século XX.

Reuniram-se então na tarde do dia 12/08/1904, uma sexta-feira, num velho casarão localizado na esquina da rua do Humaitá com o Largo dos Leões para oficializar a criação do Electro Football Club.

Esse primeiro nome foi escolhido porque os meninos fundadores se utilizaram de um talão de um extinto grupo de pedestrianismo (clube de caminhadas) com este nome para cobrar as primeiras mensalidades.

Ithamar Tavares, citado no bilhete de Flávio Ramos, que a essa altura já tinha desfeito o Ideal, sugeriu a adoção de um uniforme com listras verticais brancas e pretas, inspirado no uniforme da Juventus (fundada em 1897) de Turim - Itália, onde estudara: era o time para o qual ele torcia por lá... A sugestão foi aceita por unanimidade e assim surgiu o tradicional uniforme alvinegro.

A fundação do novo clube não teve ata e nem nada de mais formal, mas Flavio Ramos e Emmanuel Sodré não queriam que o novo clube desaparecesse como tantos outros, algo bastante comum naquela época. Procuraram então, pessoas com mais idade e experiência para administrar o novo clube, como Alfredo Guedes de Melo e Alfredo Chaves.

Nova reunião do clube foi realizada no dia 18/09/1904, desta vez na casa de Dona Francisca Teixeira de Oliveira -  a Dona Chiquitota, avó de Flávio Ramos, que se assustou ao saber o  nome do clube:
"Afinal, qual é o nome desse clube?" - perguntou Dona Chiquitota.
"Electro" - respondeu-lhe o neto.
"Meu Deus! Que falta de imaginação! Ora... Morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo!" - decretou Dona Chiquitota.

E assim foi feito: a partir de 18 de setembro de 1904, surgia o BOTAFOGO FOOTBALL CLUB. Neste mesmo dia Alfredo Guedes de Mello foi eleito o primeiro presidente.

 
Escudo do Botafogo Football Club

Os primeiros treinos do Botafogo aconteceram no próprio Largo dos Leões e as palmeiras imperiais que lá existem até hoje, serviram de balizas.

A primeira partida do novo clube foi disputada em 02/10/1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca, quando perdeu por 3 a 0. Mas já no segundo jogo, realizado em 21/05/1905, aconteceu a primeira vitória: 1 a 0 sobre o Petropolitano, gol de Flavio Ramos. O curioso é que ele, na primeira partida, atuou como goleiro...

Ainda em 1905, foi criado o Carioca Football Club, no bairro de Botafogo, destinado a ensinar as bases do futebol a crianças. O Carioca se tornou a primeira escola de futebol do Brasil, mas foi desativado em 1908 e absorvido pelo Botafogo Football Club que tinha intenção de criar um time infantil.

Em 1906, o Botafogo venceu o primeiro torneio de futebol do Rio de Janeiro: a Taça Caxambu, disputada por equipes de segundos quadros. No mesmo ano disputou o primeiro campeonato carioca e terminou em quarto lugar.

Os primeiros jogos do Botafogo eram disputados em um "campinho" da rua Conde de Irajá. Em 1908 o clube arrendou um campo localizado num terreno na rua Voluntários da Pátria, onde hoje se localiza o horto-mercado da COBAL, com uma pequena tribuna de madeira para o público. A inauguração se deu em 10/05/1908 com a vitória do América sobre o Riachuelo por 6 a 0. O Botafogo estreou no dia 31/05/1908 vencendo o mesmo Riachuelo por 5 a 0.

Campo da rua Voluntários da Pátria


Depois de dividir o título carioca de 1907 com o Fluminense (algo que só foi decidido em 1996...), de no campeonato carioca de 1909 ter aplicado a maior goleada em jogos oficiais do futebol brasileiro - 24 a 0 sobre o Sport Club Mangueira; veio a primeira grande glória com o título no campeonato carioca de 1910. Numa campanha espetacular, marcada por 7 goleadas, o Botafogo consolida a sua grandeza e torna-se "O Glorioso". Alcunha formada a partir das congratulações que o clube recebia a cada vitória durante o campeonato, todas iniciando como "O Glorioso Botafogo Football Club".

Botafogo campeão carioca de 1910 - time base: Coggin, Edgard Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Lefévre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.

Em 1912, o proprietário do terreno onde se situava o campo da rua Voluntários da Pátria, decide vendê-lo para a prefeitura do Rio de Janeiro que abriu ali a rua General Dionísio. No mesmo ano foi construído na rua General Severiano o novo campo do Botafogo, que foi inaugurado no dia 13/05/1913 com uma vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo, em partida válida pelo campeonato carioca daquele ano.

Partida inaugural do campo de General Severiano
 

Os dirigentes do Botafogo, ao se vestirem de fraque e cartola para receber o time uruguaio do Dublin FC no gramado para a realização de um amistoso em 1917 (a intenção era imitar os políticos da República Velha), acabaram criando a alcunha que é utilizada até hoje para se referir aos dirigentes esportivos: "cartola".

O Botafogo Football Club conquistou 7 campeonatos cariocas, 2 torneios início e uma Copa dos Campeões Estaduais Rio- São Paulo em 1931.

Mas existiam dois "Botafogos" na mesma cidade e no mesmo bairro...

Um comentário:

  1. Muito legal!!! Parabens e obrigado!!! Ficou otima a passagem p o proximo texto...

    ResponderExcluir