terça-feira, 12 de maio de 2015

Origens - 1.3 - Botafogo de Futebol e Regatas: a fusão dos "Botafogos".

Em 1942, no nobre bairro de Botafogo da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, havia dois "Botafogos": O Club de Regatas Botafogo (CRB), fundado em 1894; e o Botafogo Football Club (BFC), fundado em 1904.



Clubes alvinegros, com grandes torcidas, com sedes que ficavam e menos de um quilômetro uma da outra... A fusão dos "Botafogos" já vinha sendo estudada desde o início dos anos 30, mas sempre encontrava forte resistência em ambos clubes.

Os remadores do CRB não queriam aceitar a adoção do futebol, esporte que havia relegado a segundo plano o remo, esporte de mais apelo popular na virada do século. Muitos deles inclusive, (assim como no Clube de Regatas do Flamengo) também eram sócios do Fluminense, um dos grandes rivais do BFC. Há uma versão, não confirmada, que tais remadores botafoguenses e sócios tricolores, queriam evitar a todo custo a fusão temendo o engrandecimento que representaria a fusão de duas potências do esporte da cidade.

Os dirigentes do BFC também resistiam à ideia da fusão, afinal era bastante comum ver torcedores do Fluminense e do América, grandes rivais da época e clubes que não tinha o remo entre suas modalidades esportivas, torcerem pelo remo do CRB.

Foi necessária uma tragédia para que a fusão finalmente acontecesse...

Os dois clubes eram poliesportivos e tinham em comum entre suas modalidades esportivas o basquetebol. Havia entre os atletas de basquetebol do BFC, o jogador Armando Albano. Ele disputou três Campeonatos Sul-americanos pela Seleção Brasileira de basquetebol. Em 1934, quando o Brasil conquistou a medalha de bronze no Sul-americano, ele fez 39 pontos em apenas 5 jogos, se tornando o "cestinha" da delegação brasileira que viajou para a disputa na Argentina. Em 1935 conseguiu um feito semelhante: 31 pontos em 4 jogos, ajudando a Seleção Brasileira a conquistar o vice-campeonato sul-americano, no Rio de Janeiro. Em 1939, finalmente conquistou o Sul-americano de basquetebol, disputado novamente no Rio de Janeiro, desta vez marcando 6 pontos em 2 jogos.

Os dois clubes disputavam no dia 11/06/1942, uma partida de basquetebol pelo campeonato carioca da modalidade no Mourisco Mar - sede do CRB. Armando Albano, que trabalhava nas Casas Bancárias Moneró, saiu do trabalho e decidiu passar em casa antes do jogo para levar o seu filho para ver o jogo. O menino, no entanto, estava febril e a mãe não o deixou sair de casa. Com isso, Armando chegou atrasado para o jogo e entrou na disputa com o jogo já iniciado.

Durante o intervalo, era comum os jogadores ficarem em quadra e batendo bola. Armando, em determinado momento, abaixou-se para pegar uma bola e caiu desfalecido. Ele foi levado para o vestiário e apesar de todos os esforços dos médicos presentes, já era tarde demais: ele fora atingido por um infarto fulminante.

Armando Albano


Enquanto ele estava no vestiário tentando ser reanimado, a partida recomeçou, mas quando foi confirmada a morte do jogador, a partida foi interrompida faltando 10 minutos para o final, quando o placar marcava BFC 23 x 21 CRB.

E esta partida nunca foi terminada. O CRB abdicou do direito de terminá-la, para que Armando Albano tivesse como homenagem uma última vitória. O placar permaneceu o mesmo, com vitória do BFC, clube que Armando defendia, por 23 a 21.

O corpo do jogador falecido saiu em cortejo da sede do BFC (General Severiano) e quando passava pela sede do CRB, no Mourisco Mar, houve uma parada e os presidentes de cada um dos clubes alvinegros, fizeram os seguintes pronunciamentos:

"Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. Todos nós queremos que o jovem lutador desaparecido parta para a grande noite como um vitorioso. E é assim que o saudamos." - Augusto Frederico Schmidt, presidente do Club de Regatas Botafogo.

"Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor: o Botafogo!" - Eduardo Góes Trindade, presidente do Botafogo Football Club.

"O que é mais preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?" -  Augusto Frederico Schmidt, presidente do Club de Regatas Botafogo.

A partir dessa data, a fusão foi lavrada e os procedimentos para a sua efetivação se iniciaram. Até que em 08/12/1942, nasceu o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

Presidentes do Club de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club selam a fusão


Com a fusão, a bandeira perdeu o o escudo com as letras entrelaçadas do BFC e ganhou um retângulo preto com a Estrela Solitária herdada do CRB, no alto. O escudo também incorpora o fundo negro e a Estrela Solitária. A equipe de futebol passa a utilizar os calções pretos e a camisa listrada do BFC é mantida.



Fundado, o novo clube, apesar de um verdadeiro desfile de craques como Gérson dos Santos, Zezé Procópio, Sarno, Tovar, Heleno de Freitas e outros, depois de quatro vice-campeonatos seguidos (1944-47), só conseguiria se sagrar campeão carioca em 1948.

Neste campeonato, comandado pelo seu ex-jogador Zezé Moreira como técnico, guiado pelos gols dos artilheiros Octávio Moraes e Sylvio Pirillo, e também pela fé de seu supersticioso presidente (Carlito Rocha) e de Biriba, um cãozinho preto e branco adotado como mascote, venceu na final em General Severiano o temido Vasco e seu "Expresso da Vitória", por 3 a 1.

Botafogo Campeão Carioca de 1948


Apesar da fusão ter ocorrido em 08/12/1942, o clube comemora os seus aniversários na dada de fundação do antigo Botafogo Football Club: 12/08/1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário