quarta-feira, 20 de maio de 2015

Origens - 2.2 - Clube de Regatas do Flamengo: Borgerth leva o futebol para o Flamengo.

Na primeira década do século XX, um novo esporte começava a rivalizar com o remo na preferência dos cariocas: o futebol. Trazido por jovens que estudaram na Europa e fundaram o Fluminense (como veremos nos textos a seguir...), o novo esporte logo ganhou popularidade pela facilidade e pelo baixo custo para a sua prática.

Nesta época, o Flamengo ainda não tinha um departamento de esportes terrestres, apesar de já ter disputado uma partida de futebol no dia 25/10/1903, no estádio do Paysandu Atlético Clube, contra o Club de Regatas Botafogo, quando perdeu por 5 a 1 (conforme contei na origem do Botafogo - parte 1.1). Curioso que neste jogo específico, o Flamengo se vestiu de... alvinegro!!! Com camisas brancas e calções pretos...

Como seus sócios moravam na mesma região (o bairro do Flamengo é contíguo ao das Laranjeiras), era muito comum alguns serem remadores do Flamengo pela manhã, e jogadores de futebol do Fluminense à tarde.

O melhor exemplo desta situação era Alberto Borgerth. Filho do Dr. José de Silveira Álvares Borgerth, que fora chefe de segurança do imperador brasileiro D. Pedro II e Procurador-geral dos Feitos da Fazenda; em 1906 foi remador do Flamengo e jogador do Rio Futebol Clube, uma espécie de juvenil do Fluminense. Em 1911 passou a jogar no primeiro quadro do Fluminense.

Alberto Borgerth
Após a conquista do título do campeonato carioca de futebol  de 1911, acontece uma cisão no Fluminense que daria origem ao futebol no Flamengo.

Na véspera do jogo do campeonato carioca de 1911, contra o Rio Cricket, o Ground Committeé (uma espécie de comissão técnica que avaliava e determinava a escalação da equipe que entraria em campo para a disputa das partidas de futebol), se reuniu e escalou uma equipe para a partida. Entretanto, Alberto Borgerth sugeriu, com apoio da maioria dos atletas, que os jogadores fossem consultados. Afonso de Castro foi contrário à ideia, ponderando que isso abriria um precedente perigoso ao transferir aos jogadores as atribuições que eram exclusivas do Committeé.

Os jogadores sugeriram as substituições de Oswaldo Gomes por Arnaldo Guimarães, e de Paranhos por Alberto Borgerth, mas o Committeé manteve a escalação de sua vontade e o Flu venceu a partida por 5 a 0.

Contrariados, no dia 03/10/1911, os jogadores Othon Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida (Galo), Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence Andrews, liderados por Alberto Borgerth, solicitaram desligamento do Fluminense. Todos eram titulares do time campeão de 1911.

Equipe do Fluminense, campeã carioca invicta de 1911

O grupo rebelado inicialmente pensou em simplesmente migrar para o rival Botafogo, mas essa hipótese foi logo afastada, pois o alvinegro na época era o principal adversário do Fluminense (havia sido campeão em 1910 e era o adversário a ser batido). Outra possibilidade aventada era e de migrarem para o Paysandu, que já possuía bons jogadores, mas era um clube fechado e exclusivo para ingleses. Assim, a ideia também não vingou.

Borgerth então decretou: "Vamos para o Flamengo!"

O problema era que apenas a vontade de nove jogadores de criar uma departamento terrestre no Flamengo não era suficiente. Além de ter de vencer a resistência dos remadores (que na época já percebiam o sucesso que o futebol vinha fazendo em detrimento do remo), o clube deveria obrigatoriamente se filiar a Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA), e para isso, o Flamengo deveria ter um campo de jogo e, pelo regulamento vigente à época da LMSA, o clube deveria permanecer pelo menos um ano como filiado antes de poder disputar qualquer campeonato.

No dia 08/11/1911 foi aprovado o ingresso dos novos sócios. Mas a resistência dos remadores do Flamengo fez com que fosse criada uma comissão interna para avaliar e aprovar ou não a adoção do futebol pelo rubro-negro. Essa comissão era liderada exatamente por Alberto Borgerth (que já era sócio e remador). Assim, em assembleia realizada no dia 24/12/1911, o Flamengo criou oficialmente o seu time de futebol, sob a responsabilidade do Departamento de Esportes Terrestres, sendo estabelecido porém, que os jogadores de futebol se utilizariam de um uniforme diferente, embora com as mesmas cores. O Flamengo estreou no futebol com uma camisa logo apelidada de "papagaio de vintém", por causa da semelhança com as pipas que tinham o mesmo formato.

Time do Flamengo de 1912
 
O problema da falta de campo foi logo resolvido quando o próprio Fluminense arrendou por uma quantia irrisória o seu campo ao Flamengo. Enquanto que Mário Pollo, secretário e representante do Fluminense atuando na LMSA, conseguiu a alteração necessária no regulamento para que o Flamengo já estreasse no campeonato carioca de 1912. Ajudou muito para que essa alteração fosse efetuada o fato da desfiliação do Botafogo, que era quem rivalizava nessa época, com o Fluminense. Assim, para manter o interesse no campeonato, era interessante a entrada de um clube já popular como o Flamengo, por conta das regatas.

A nova equipe chamava a atenção e dava os primeiros passos para formar a sua enorme popularidade treinando num campo público e aberto na antiga praia do Russel. A primeira partida foi disputada no dia 03/05/1912 no campo do America, contra o Mangueira quando foi aplicada uma "sonora" goleada de 15 a 2 !!

Campo da praia do Russel onde o Flamengo treinava
Com um time formado a partir da base do Fluminense campeão do ano anterior, o Flamengo terminou o seu primeiro campeonato carioca na segunda colocação, atrás apenas do campeão Paysandu. E foi decisivo para isso a derrota do primeiro FlaFlu disputado com vitória tricolor por 3 a 2.

O primeiro título veio em 1914 no campeonato carioca, época em que abandonou a camisa "papagaio de vintém" e adotou uma camisa com listas horizontais vermelhas e pretas, separadas por uma fina lista branca - a chamada camisa "cobra coral".

Flamengo campeão carioca de 1914
A camisa "cobra-coral" foi logo abandonada por conta de sua semelhança com a bandeira alemã utilizada na Primeira Guerra Mundial e o futebol passou a ter apenas listras horizontais vermelhas e pretas, assim como os remadores, a partir de 1916, quando o novo uniforme estreou em uma vitória de 3 a 1 sobre o São Bento, de São Paulo.

Alberto Borgerth, é considerado até hoje o pai do futebol no Flamengo. No rubro-negro sagrou-se bicampeão carioca de futebol (1914-15) e ainda foi vice-campeão de remo em 1915. Chegou a ser presidente do clube por um breve período em 1927.

Numa entrevista publicada no diário O Lance! do Rio de Janeiro, em 2014, seu neto declarou que o avô confessara que seu coração era "FlaFlu..."

Alfredo Borgerth, em 1927, com a faixa de campeão carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário