domingo, 5 de abril de 2015

Antes de mais nada...

Antes do Big Bang, não havia o que chamar de antes. Era o que todo mundo pensava. Mas agora uma série de teorias está incendiando a ciência. E podem, finalmente, revelar o impensável: o que existia antes do começo de tudo!
 
E antes de mais nada, antes dessa nova jornada que se inicia na minha vida, eu gostaria de me apresentar a você.
 
Chamo-me Francisco José (segundo meu pai, homenagens ao meu bisavô e ao meu avô, respectivamente), mas a imensa maioria dos meus amigos, conhecidos, colegas e até mesmo quem eu não conheço, me chamam de Kiko. Fique a vontade para me chamar como quiser. Neto de portugueses imigrantes de Penalva do Castelo - uma vila do Distrito de Viseu, na região Central de Portugal, o meu destino não poderia ser outro: eu sou VASCAÍNO!!
 
Mas não nasci assim... Por influência de primos botafoguenses, torci pelo time da Estrela Solitária até exatamente os meus cinco anos, nove meses e vinte dias de idade. Precisamente no dia 01/08/1974, tornei-me vascaíno de coração ao ver o Gigante da Colina ser Campeão Brasileiro pela primeira vez, no Maracanã.
 
Há muito venho "gestando" a ideia de escrever em um blog. Muitos ensaios tem sido feitos desde a época do "falecido" Orkut, passando pelo Facebook e culminando com a primeira experiência em escrever neste tipo de mídia, no blog Panorama Vascaíno (sinta-se convidado a lê-lo!). Mas lá, escrevo especificamente sobre o Vasco da Gama.
 
Aqui tenho a pretensão de escrever sobre as histórias e as estórias do futebol brasileiro e mundial. Uma explicação é necessária acerca da diferença entre os termos história e estória. A palavra correta e etimologicamente aceita é história. Ela significa, segundo o dicionário Michaelis de língua portuguesa, uma narração ordenada, escrita, dos acontecimentos e atividades humanas ocorridas no passado. Mas essa é apenas uma das dez (!) definições que encontramos no dicionário... Já a palavra estória aparece em dicionários mas não é unanimemente aceita, sendo o seu uso condenado por muitos por se considerar uma “invenção” brasileira sem necessidade de existir.
 
Em suma, alguns defendem que devemos utilizar o termo história para a narração de fatos documentados e situações reais sobre o passado da humanidade e o termo estória para a narração de fatos imaginários, de ficção. E assim farei aqui. Histórias de futebol serão fatos narrados por mim a partir de pesquisas feitas na minha pequena biblioteca de livros (daí o visual do blog... Gostou?). À tal "pequena biblioteca", sempre me referirei como "meus alfarrábios".
 
E além de histórias, também contarei estórias. Fatos fictícios ou não, a partir de minhas experiências futebolísticas de mais de 40 anos de arquibancadas e andanças por aí, além de narrativas de outros amigos e colegas que amam esse que é o esporte mais popular do planeta.
 
E por falar em amigos, alguns merecem menção honrosa aqui nesse meu primeiro contato. Começo por aquele que me deu a primeira oportunidade de escrever de maneira mais organizada e direcionada, que abriu um espaço no Panorama Vascaíno para mim: meu irmão vascaíno Zeh Catalano. Outro que não poderia deixar de citar, igualmente aficionado por futebol, que escreve o ótimo Futblog dos Amigos, e quem me inspira e incentiva a também escrever: meu amigo tricolor Osmar Lage.
 
A muitos outros eu poderia também dedicar algumas palavras, mas paro por aqui com objetivo de não cometer injustiças.
 
Então, convido você a comentar, discutir, contestar, divulgar... Enfim, fazer o que quiser com estas minhas linhas. Não pretendo em nenhum momento ser o "dono da verdade", mas peço encarecidamente que sejamos todos educados e que saibamos conviver com as opiniões diferentes, sejam elas conflitantes com a sua ou não, sejam elas até aderentes mas por caminhos diferentes.
 
O futebol move paixões. Ele é essencialmente uma paixão. E como toda paixão, ele muitas vezes ultrapassa a tênue linha da razão e da loucura. Considero a rivalidade algo necessário, não só no esporte, mas na vida. Rivalidade não é inimizade. Mas cabe também deixar claro que antes da rivalidade, há o sentido principal do esporte: brincar! Sim! Futebol é nada mais nada menos que algo que serve para nos entreter.
 
Aqui, o respeito às tradições e às glórias de todos os clubes será uma regra, um norte, algo que deverá sempre me pautar em meus textos e eu conto com você para me policiar.
 
Espero que você goste e desde já, estou aqui do outro lado da tela, para conversarmos sobre as histórias e a estórias do futebol.
 
 

5 comentários:

  1. Já estou aguardando a próxima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, meu amigo! Manda ver! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse meu primo me enche de orgulho.. "tamo junto".....

    Mais um leitor fanático (porém não disposto a brigas e sim fóruns sadios) te seguindo...

    sucesso.... Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir