terça-feira, 8 de setembro de 2015

Origens - 4.3 - Fluminense Football Club: "Nós somos a história do futebol... carioca!!"

Durante a viagem de volta da excursão à São Paulo, os integrantes do Rio Team tem a ideia de fundar um clube exclusivamente dedicado ao foot-ball com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Em novembro de 1901 ocorreu então a primeira tentativa de fundação do Rio Foot-ball Club. Oscar Cox, Mário Frias e C. Robinson redigem um convite e o encaminham a vários jovens que, como eles, gostavam do novo esporte.

"Temos a honra de vos convidar para tomar parte na reunião que se effectuará Sábado, 30 do corrente às 8 ¹/² da noite à Rua LARANGEIRAS CLUB, afim de tratar da fundação do RIO FOOT-BALL CLUB."
As disputas entre aqueles que queriam um clube só formado por ingleses se contrapunha à ideia daqueles que, como Cox, reivindicavam um clube com ingleses e brasileiros. Isso levou ao cancelamento da reunião.

Em julho de 1902, o Rio Team volta à São Paulo para mais duas partidas disputadas contra o Paulistano - disputado no Estádio do Velódromo em 13/07/1902 quando foram derrotados por 1 a 0; e contra o Internacional - no mesmo local em 14/07/1902 quando foram novamente derrotados por 3 a 0.

Rio Team na segunda excursão à São Paulo.

Os resultados negativos não foram os únicos problemas encontrados pelos atletas cariocas. As diferenças entre os atletas ingleses do grupo (oriundos do Rio Cricket) e o grupo liderado por Oscar Cox ficam mais acirradas quando Cox deixa de fora do time o capitão inglês Mr. Machentock. Esse, não aceitando a sua barração e aproveitando-se da ausência do team em São Paulo, procura os senhores H. Palm, J. Pererira, R. Lima  e A. Serqueira para, com apoio destes organizar uma sessão que em 18/07/1902 funda o Rio Foot-Ball Club. A sessão aconteceu na sede do extinto Club de Natação e Regatas, organizando-se então o primeiro clube desse gênero (dedicado ao futebol) no Rio de Janeiro. O clube nasceu inicialmente fechado apenas para atletas de origem inglesa como era o desejo de seus fundadores, mas logo em seguida abriu as portas para sócios brasileiros.

Ao saber da fundação do novo clube, ainda em São Paulo, Oscar Cox e seu grupo decidiram também fundar o seu clube assim que chegassem ao Rio de Janeiro.

O local marcado para a reunião de fundação foi a casa de Horácio da Costa, localizada na Rua Marquês de Abrantes, nº 21, no Flamengo. Ali, Oscar Cox (então com 22 anos de idade), juntamente com 19 companheiros, todos pertencentes a uma parcela privilegiada da sociedade carioca, fundou em 21 de julho de 1902 o Fluminense Foot-Ball Club. Vinte homens escolhidos por convite, assinaram a ata de fundação do clube, colocando ao lado de suas assinaturas os seus endereços: todos moradores da Zona Sul carioca em bairros como Botafogo, Flamengo e Laranjeiras; ou de ruas nobres do Centro, como Rua do Ouvidor e Rua da Quitanda.

"FLUMINENSE FOOT-BALL CLUB - Segunda-feira, 21 do corrente, às 8 ¹/² horas da noite, haverá uma reunião à Rua M. de Abrantes nº 21 afim de tratar-se da fundação deste club."

A nova agremiação nasceu com o que de melhor havia na sociedade carioca, embora se diferenciasse do seu rival de então por aceitar em seus quadros tanto brasileiros como estrangeiros.

A escolha do nome possui duas versões. A primeira diz que o nome é oriundo do hábito da época de chamar a todos que nasciam no estado do Rio de Janeiro, independentemente de ser na capital ou no interior, de fluminenses, pois a distinção entre cariocas e fluminenses só se estabeleceu por Lei em 1892, quando o município do Rio de Janeiro passou a ser o Distrito Federal. Mesmo após a Lei, o costume era chamar a todos de fluminenses. Além disso, durante às excursões à São Paulo, os jornais paulistas referiam-se aos jogadores do Rio Team como fluminenses.

A outra versão, menos aceita, diz que uma vez não podendo mais utilizar o nome inicialmente escolhido (Rio Foot-Ball Club), foi feita uma correlação ao vocábulo latino flumen, que significa fluvial ou relativo ao rio. Dessa analogia chegou-se ao termo fluminense.

Nessa primeira sessão, Orcar Cox foi eleito presidente e duas comissões foram formadas: uma para arranjar um terreno para servir de campo para disputas de partidas do novo clube e outra para redigir o estatuto da nova agremiação.

A primeira tentativa em relação ao campo foi um terreno localizado na Rua Dona Mariana em Botafogo, mas o aluguel era muito caro e a ideia logo foi abandonada. Outro local então foi encontrado na Rua Guanabara (atual Rua Pinheiro Machado), bem ao lado do Palácio Guanabara (antiga residência da Princesa Isabel). O terreno foi alugado ao Banco da República em 17/10/1902. Dois anos depois, Eduardo Guinle comprou a casa dos fundos do terreno para transformá-la em sede do clube, além de todo os terrenos em volta do campo para ampliação do clube.

Terreno alugado na Rua Guanabara
Na assembleia em que foi comunicado o aluguel do campo onde funcionaria o clube, em 17 de outubro de 1902, também foi aprovado o estatuto do clube, que a essa altura já contava com 55 sócios.

Nessa mesma reunião, também foi definido o uniforme: compunha-se de camisa branca e cinzento claro, metade de cada cor, com gola, trazendo o escudo no peito no lado esquerdo, também branco e cinzento, metade de cada cor, e monograma em vermelho. Como complemento, calção branco, meiões pretos e boné cinzento com traços em direção horizontal. Os jogadores do primeiro quadro tinham o direito de usar os bonés cinzento e branco, de meio a meio, comk o escudo do clube em ponto pequeno.

A bandeira do clube seria branca e cinzenta, formando dois triângulos iguais, um de cada cor, tendo sobre o triângulo branco, no alto à direita, o escudo do clube em ponto grande, com orla e monogramas vermelhos.




Na assembleia de 10/10/1902, novos sócios são admitidos e entre eles aqueles que seriam de suma importância nos anos iniciais do tricolor: os Gaffrée e os Guinle.

Ainda em 1902, no dia 19 de outubro, o Fluminense disputou o seu primeiro jogo oficial contra o time que lhe "roubara" a ideia de nome: o Rio Foot-Ball Club. E a vingança foi consumada com um sonoro 8 a 0!! Depois dessa partida, várias outras foram disputadas contra seus rivais Rio Foot-Ball Club e Paysandu Cricket Club.

O destaque para a partida realizada em 11/06/1903, no campo do Rio Cricket em Niterói, num jogo não oficial entre brasileiros (todos sócios do Fluminense) e ingleses. Nessa partida, o Flu jogou pela primeira vez com o seu primeiro uniforme branco e cinza claro.


Já em 1904 uma mudança significativa foi observada. Oscar Cox em viagem à Londres para compra de novos uniformes para o time, encontrou dificuldades para achar camisas nas cores branca e cinza claro. Assim enviou carta ao clube, que foi lida em assembleia extraordinária ocorrida em 15/07/1904, onde a sugestão de novas cores foi aceita e terminou com um debate interno no clube, pois a cores inicialmente escolhidas não agradavam a todos.

A nova camisa possuía listas verticais largas, intercaladas com as cores verde e encarnado, e entre elas frisos finos na cor branca. O calção foi mantido branco assim como os meiões pretos. A bandeira também mudou passando a ter dois retângulos, sendo o superior na cor encarnado e o inferior na cor verde, sendo separados por uma fina lista horizontal em branco. No centro da bandeira, o novo escudo: um brasão seguindo a distribuição das cores da bandeira e contendo as iniciais do clube (FFC) estilizadas em branco. A escolha pelas novas cores provavelmente foi casual já que não há registro histórico dos motivos de tais opções.

O novo uniforme só seria utilizado pela primeira vez em 07/05/1905 numa partida contra o Rio Cricket e a estreia foi animadora: vitória por 7 a 1.



No dia 14/08/1904 foi disputada a primeira partida oficial do Fluminense em seu campo nas Laranjeiras, quando recebeu o Paulistano e foi derrotado por 3 a 0. Nessa partida pela primeira vez foi registrada a venda de ingressos e exatos 996 espectadores assistiram a peleja.

Finalmente em 1906 foi organizado o primeiro campeonato estadual de futebol (em São Paulo já existia disputa desde 1902). Apenas seis clubes disputaram o campeonato: Fluminense Football Club, Paysandu Cricket Club, Rio Cricket and Athletic Association, Botafogo Football Club, The Bangu Athletic Club, e Football and Athletic Club.

O campeonato foi disputado em turno e returno e o Flu conquistou o primeiro dos seus atuais 31 títulos estaduais.

Fluminense Campeão Estadual de 1906

Um gigante nascera naquele longínquo 1902... Do sonho de rapazes em introduzir um novo esporte na cidade, nasceu um clube enorme do qual pode-se dizer sem muito erro, derivaram todos os demais grandes do Rio. O Flu nasceu pelo e para o futebol. A história do futebol carioca e até mundial, passa pelo Fluminense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário