segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Origens - 4.2 - Fluminense Football Club: "Nós somos a história do futebol... fluminense!!"

O estado republicano instalado em 1889 caracterizou-se por um movimento de cunho liberal baseado no federalismo, em que as elites oligárquicas do país eram as grandes beneficiadas. Havia um esforço das elites brasileiras da época em fazer valer à sociedade um conjunto de valores que se consagraram à partir da industrialização e da consolidação do capitalismo.

Estes princípios ganharam força nas reformas arquitetônicas, sanitárias e pedagógicas impostas na cidade do Rio de Janeiro, capital e modelo exportador de cultura e valores para o resto do país, inspiradas na Belle Époque francesa, no final do século XIX.
Avenida Central no início do século XX
Nesse espírito, as elites brasileiras advindas da proclamação da República buscam novos padrões de sociabilidade e novas referências culturais na modernidade europeia que as distanciassem de um passado colonial marcado pela escravidão. Esse empenho, no âmbito do lazer, implicou a busca de formas de recreação que excluíam este passado, em uma dinâmica do processo civilizatório brasileiro que se configurava em formas de controle das relações sociais, bem como de autocontrole dos indivíduos através do desenvolvimento de práticas esportivas que teriam um papel catalisador das emoções.

A saúde corporal passou a ser uma preocupação. Era necessário mudar a imagem do Rio de Janeiro de uma cidade suja e doente. As praias tornaram-se locais de banhos, receitados por médicos como uma atividade saudável. Durante uma boa parte do século XIX, a população carioca viveu indiferente ao esporte - acreditava-se que o esforço físico era nocivo à saúde.

Como já vimos nas origens dos outros clubes, no final do século XIX, surgiram as regatas e vários clubes náuticos foram criados. O surgimento de tantos clubes de regatas revela que os espaços litorâneos deixaram de ser vistos apenas como locais de pesca e de tratamento da saúde para tornarem-se locais de práticas esportivas e de confraternização.

Além das regatas, surge também no mesmo período o turfe, promovido por ricos comerciantes e proprietários de cavalos, que chegava a levar 4 mil pessoas ao hipódromo.

Toda essa onda de adesão a uma vida atlética e mais saudável proporcionou ao futebol as condições perfeitas para sua divulgação e adesão.

Em agosto de 1872, um grupo de jovens ingleses apaixonado pela prática de esportes, fundou uma agremiação chamada Rio Cricket Club para a prática do cricket - um esporte amplamente difundido na Inglaterra, se instalando num terreno alugado localizado na antiga Rua Berquó (atual Rua General Polidoro em Botafogo). Em 1880, o clube se mudou para a Rua Paysandu, no bairro do Flamengo, passando a adotar o nome de Paysandu Cricket Club. A mudança não agradou a parte dos fundadores que em 1897 fundam o Rio Cricket & Athletic Association e se instalam no bairro de Icaraí, em Niterói.



Rivais nos campos de cricket, os associados das duas agremiações já se divertiam com outro esporte importado da Inglaterra: o futebol. Marinheiros ingleses quando aportados no Rio de Janeiro, costumavam a disputar "peladas" nas praias do Rio. Tais disputas porém, não eram regidas pelas regras oficiais da Foot-Ball Association, entidade fundada em 1863 que buscava a unificação das regras do futebol.

Em 1897, retornava de Lausanne - Suíça, onde cursara "Humanidades" no Institut La Villa, um menino de 17 anos chamado Oscar Alfredo Sebastião Cox, nascido a 20/01/1880, no Largo dos Leões, no bairro do Humaitá, filho de George Emmanuel Cox, cidadão inglês nascido em Guayaquil - Equador (onde seu pai fora vice-cônsul da Inglaterra), e um dos fundadores do Rio Cricket & Athletic Association e seu segundo presidente, e da carioca Minervina Dutra Cox.

Oscar Cox
 
O comércio exterior permitiu à família Cox ganhar dinheiro suficiente para seguir uma tradição muito comum entre a elite econômica do final do século XIX de mandar os seus filhos estudar no velho continente. Assim como seus quatro irmãos, o jovem Oscar foi complementar seus estudos na Europa.

Oscar Cox, que quando menino ainda no Brasil já havia disputado algumas "peladas" no Colégio Abílio com uma bola trazida por sua família por volta de 1890, ao retornar de sua temporada de estudos na Suíça tentou encontrar jovens determinados a praticar o jogo cujas regras e prática ele aprendera na Europa.

A origem inglesa da família Cox permitiu aos mesmos a associação ao Paysandu Cricket Club em 1892. Além desse, a família também frequentava o rival Rio Cricket & Athletic Association em Niterói.

Foi exatamente neste clube em Niterói que Oscar Cox e seu amigo Victor Etchegaray organizaram, no dia 1º de agosto de 1901, aquela que é considerada a primeira partida de futebol disputada sob as regras oficiais da Foot-Ball Association no Rio de Janeiro. Após jogarem dois tempos de 20 minutos cada, com 15 minutos de intervalo, empataram em 1 a 1. A peleja foi disputada entre um time de amigos de Cox (jovens estudantes) e o time do Rio Cricket formado por ex jogadores ingleses erradicados no Brasil (funcionários de bancos ingleses, do consulado inglês e de empresas de navegação marítima). Esse jogo despertou quase nenhum interesse dos cariocas (houve apenas 15 pessoas assistindo-o, todos familiares e amigos dos jogadores, além de tenistas que estavam ali por acaso). Mesmo assim, o jornal Correio da Manhã deu destaque à peleja.

Depois dessa partida, mais dois jogos foram disputados, dessa vez no Rio de Janeiro (no campo do Paysandu), mas o resultado não foi diferente: dois empates. Os resultados e o pouco interesse inicial não desanimou o grupo que, após uma série de cartas trocadas entre Oscar Cox e René Vanorden - velhos colegas de escola na Suíça, partiu em uma excursão para São Paulo. Nessa viagem, o time foi batizado como Rio Team.

Assim a primeira partida interestadual de futebol disputada no Brasil ocorreu em 19 de outubro de 1901 entre o Rio Team e o São Paulo Scratch Team.


Rio Team - Em pé, da esquerda para a direita: Mario Frias, Walter Schuback e Louis da Nóbrega; agachados: Oscar Cox, A. Wright e J. McCulloch; sentados: Francis Walter, Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Júlio de Moraes e Félix Frias.
A disputa serviu para inauguração do Estádio do Velódromo, do São Paulo Athletic, e foi assistida por 500 espectadores, apesar do horário inusitado em que foi realizada: às 4h55min da manhã... O match, como se chamava na época, terminou empatado em 2 a 2. No dia seguinte, nova partida é disputada e novo empate ocorre: 0 a 0.

O grupo carioca se animou com os resultados obtidos em São Paulo e ao voltar para o Rio de Janeiro, executam a primeira tentativa de fundar um clube totalmente dedicado ao foot-ball.

Nenhum comentário:

Postar um comentário